Engenharia civil ou arquitetura: Qual carreira seguir? - Gryfus - Inteligência em Engenharia de Custos e Software - Volare Sisplo BIM - Sistema completo de Orçamento, Planejamento e Controle de Obras

Essa é uma dúvida muito comum entre vestibulandos que desejam trabalhar com construção civil, área de atuação de ambos os profissionais. Quem não é da área costuma ter dificuldade em diferenciar Arquitetura e Engenharia Civil.  Há até quem pensa que as duas profissões são “quase a mesma coisa”, já que arquitetos e engenheiros civis compartilham de disciplinas em comum.

O senso comum, ou seja, a maioria dos leigos que já pensaram no assunto, costumam dizer que o arquiteto está no meio do caminho entre o design de interiores e o engenheiro civil. A verdade é que Arquitetura e Engenharia Civil são profissões complementares, porém diferentes.

Qual é a diferença entre Engenharia Civil e Arquitetura?

Engenharia civil é o ramo da Engenharia que se dedica à elaboração, construção e manutenção de ambientes físicos e de toda a infraestrutura produzida para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade civil.

Arquitetura é a técnica de organizar e projetar espaços e edificações para criar ambientes para as diversas atividades humanas, sejam elas funcionais ou de lazer. É um processo que alia a técnica com a criação artística com o objetivo de criar e transformar espaços belos e funcionais.

De forma bastante simplificada pode-se dizer que, no ramo da Construção Civil: o arquiteto é o profissional responsável pela projeção e restauração de uma obra. É ele quem planeja a forma de utilização do espaço disponibilizado, elaborando a planta da obra, sempre levando em conta a funcionalidade e a estética do projeto arquitetônico. O engenheiro civil é o responsável pela execução da obra, é ele quem calcula, dimensiona e distribui os materiais a serem usados na obra, ou seja, toda a infraestrutura da edificação.

Qual carreira você deve escolher?

Para escolher bem qual das duas carreiras seguir, é fundamental conhecer as especificações de cada graduação e avaliar as habilidades pré-existentes bem como as que podem ser desenvolvidas. Ainda que os cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura tenha muitas disciplinas correlatas, são graduações bastante diferentes.

• Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil é muito denso em disciplinas que envolvem cálculos e raciocínio matemático. Considerada essencialmente técnica, a graduação em Engenharia Civil exige muito conhecimento teórico da área de exatas e não explora habilidades e saberes relacionados à arte, estética e criação. É a carreira ideal para quem é organizado, sistemático, detalhista, tem facilidade com números e gosta de inovações tecnológicas.

• Arquitetura

Por outro lado, apesar de ter muito conteúdo da área de exatas, o curso de Arquitetura costuma ser classificado como de ciências humanas, posto que grande parte de seu currículo é formado por disciplinas históricas, artísticas e antropológicas. Criatividade, sensibilidade estética e saber desenhar são habilidades fundamentais para a formação de um arquiteto. É o curso ideal para quem gosta de matemática, história, desenho e tem o desejo de juntar esses diversos saberes para a prática de um trabalho que exige disciplina, talento e criatividade.

A escolha da carreira a seguir é uma questão individual e a graduação é, muitas vezes, apenas o primeiro passo nessa jornada. Conhecer o conteúdo programático de cada um dos cursos e as atribuições básicas desses profissionais nem sempre é o suficiente. Por isso é cada vez mais comum a formação complementar e atualização constante, para isso que existe o nosso curso de BIM para o software Volare Sisplo BIM, qualquer dúvida sobre carreira e o curso, você pode entrar em contato com a equipe da Gryfus agora.

Categorias: Carreira

Tags: sisplo, volare, volare sisplo, volare sisplo bim, terceira onda, BIM, Building Information Model, Modelo da Informação da Construção, grifus, orçamento obras, software orçamento obras, planejamento obras, gryfus, elaboração planejamento obras, elaboração orçamento obras, BIM na Engenharia de Custos, engenharia de custos, engenharia, sistema de orçamento de obras, autocad, Chuck Eastman, orçamentista, técnico em edificação, engenheiro civil, arquiteto, engenheiro, edificação, prédio, qual é a diferença entre Engenharia Civil e Arquitetura, diferença entre Engenharia Civil e Arquitetura, Engenharia Civil e Arquitetura, Arquitetura, qual carreira escolher, qual curso escolher, qual profissão escolher